Por que desenvolvemos um Glossário de Governança Corporativa
Um glossário é, segundo o dicionário de Oxford, um conjunto de termos de uma área do conhecimento e seus significados. Ou seja, se trata de uma lista, em ordem alfabética, com termos de determinado assunto.
Mas por que criar um glossário de governança?
A ideia de elaborar um glossário de governança surgiu após o time de UX/UI Design da Atlas Governance observar que a área de Governança contempla muitos termos técnicos. Tais termos, são utilizados dentro do produto — nas telas e botões, por exemplo — e fora do produto, em conversas internas e com os clientes.
Além disso, o glossário também pode servir como um documento do onboarding de novos Titãs (novos membros da empresa). Por isso, para facilitar a comunicação e o conhecimento dos produtos, criamos um glossário para cada produto da Atlas Governance.
Primeiros passos e resultados
O primeiro passo para a elaboração do glossário foi a reunião das palavras utilizadas dentro do produto. Fizemos um mapeamento das telas e fluxos dos produtos para selecionar as palavras utilizadas. O mapeamento foi bem produtivo, pois além da reunião de palavras, revisamos os fluxos e alguns pontos de UX Writing.
Após isso, reunimos e organizamos as palavras em ordem alfabética. Em seguida, consultamos o significado de cada palavra em dicionários tradicionais — Oxford e Michaellis — e depois analisamos o significado no nosso contexto de uso, fornecendo exemplos ou tipo de aplicações.
Como mencionamos, no glossário também trouxemos termos que são utilizados dentro da empresa, em algumas áreas, e que pode gerar dúvida quando utilizadas dentro de uma reunião. Como é o caso da abreviatura POC — Proof of Concept. Ao pesquisar, tive uma ideia muito melhor do que era e pude participar de forma mais efetiva entendendo o cenário e o contexto.
Compartilhamento com time
Na Atlas Governance utilizamos o Azure DevOps para organizar nossas atividades e entregas. Criamos um Board, na área de UX Design, para o Glossário e organizamos o conteúdo nessa plataforma. Assim que a primeira versão ficou pronta, compartilhamos com os Products Owners (POs) e pedimos feedbacks. Os feedbacks foram positivos e, após a segunda revisão, o glossário estará disponível para todos os colaboradores da empresa.
Próximos passos
Os próximos passos para o Glossário são: sempre mantê-lo atualizado, compartilhar com outras áreas da empresa, como Customer Sucess, Vendas, Suporte e inseri-lo no ambiente de onboarding de novos funcionários.
Comentários finais
A elaboração do glossário foi muito importante para o processo de documentação que a equipe de UX Design está desenvolvendo. Nós temos o objetivo de trazer transparência para a nossa comunicação e para as nossas entregas, além agregar valor com nossos conhecimentos de UX Design.